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Diretrizes para Autores

Revista Arte, Ciência e Tecnologia (ReACT)

Uma edição ao ano, acesso livre, em fluxo contínuo (desde 2025).

ReACT é uma revista de acesso livre distribuída nos termos da Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0), que permite a divulgação e reprodução dos artigos em qualquer meio, desde que a edição original seja devidamente citada.

Abreviação para citação: ReACT

ISSN eletrônico: 2674-9157

Indexações:

  • Latindex (Sistema Regional de Información em Lí­nea para Revistas Cientí­ficas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)
  • Google Acadêmico - Índice H-10 (2020)
  • Portal de periódicos da CAPES/MEC
  • Diadorim

Normas gerais de publicação

[atualização agosto 2025]

A ReACT é publicada em versão eletrônica, em acesso livre, por meio de uma edição anual, publicada em fluxo contínuo, e suplementos temáticos.

A revista segue as recomendações do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos e adota os princípios de conduta ética aplicados a editores, avaliadores, pesquisadores e autores do COPE (Committee on Publication Ethics), da Declaração de Singapura e dos Princípios de Hong-Kong sobre Integridade em Pesquisa.

As pesquisas envolvendo seres humanos devem ser conduzidas e relatadas em acordo com a Declaração de Helsinque de 2013  e, no Brasil, com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466 de 12 de dezembro de 2012, ou a Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Esses protocolos incluem a aprovação da pesquisa por um comitê de ética em pesquisa (CEP) e assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) pelos participantes ou seus representantes.

A revista é publicada em dois idiomas português. Após aprovação, os artigos devem ser traduzidos para o inglês caso sejam enviados em português ou traduzidos para o português caso sejam enviados em inglês.

Os conceitos, informações e declarações dos artigos submetidos são de total responsabilidade dos autores.

 

Processo de avaliação pelos pares

Uma vez submetido, o artigo é inicialmente avaliado pelo Editor-Chefe, que verifica a adequação do manuscrito ao escopo e à linha editorial da Revista ReACT. Caso considerado pertinente, o trabalho é encaminhado a um Editor Executivo, responsável por conduzir o processo de avaliação por pares.

O Editor Executivo seleciona dois avaliadores ad hoc, especialistas na temática abordada, que receberão o manuscrito em sua versão anonimizada. Embora os autores possam indicar até quatro possíveis revisores no momento da submissão conforme critérios previamente estabelecidos, a escolha dos pareceristas é de responsabilidade exclusiva da editoria da revista, que poderá considerar ou não as sugestões fornecidas.

A avaliação é realizada em sistema duplo-cego, ou seja, os avaliadores não têm acesso à identidade ou afiliação dos autores, e vice-versa. Todas as interações entre autores e avaliadores são mediadas pelos editores, únicos responsáveis por conhecer a identidade de ambas as partes.

Durante o processo, os pareceristas poderão sugerir modificações, solicitar esclarecimentos ou recomendar a aceitação, correção ou rejeição do manuscrito. Após a devolutiva dos pareceres, caberá aos autores atender às recomendações propostas e reenviar a versão revisada do texto. O Editor Executivo será então responsável por verificar o atendimento das exigências e, se necessário, poderá submeter novamente o trabalho aos pareceristas.

Importante destacar que, em qualquer etapa do processo, o Editor de Área pode decidir pela rejeição do artigo, inclusive antes do envio aos revisores, caso o manuscrito não atenda aos critérios mínimos de qualidade ou relevância. A decisão final sobre a publicação é compartilhada entre o Editor-Chefe e o Editor Executivo.

Todas as etapas do processo de avaliação são realizadas exclusivamente por meio da plataforma eletrônica da ReACT, garantindo rastreabilidade, confidencialidade e transparência editorial.

Indicação de Avaliadores

Como parte do processo de submissão de artigos à ReACT, os autores deverão obrigatoriamente indicar quatro (4) pesquisadores doutores, com reconhecida atuação na área temática do manuscrito submetido. Os nomes sugeridos devem atender aos seguintes critérios:

  1. Titulação: Possuir título de Doutor.
  2. Vínculo institucional: Estar vinculado a uma instituição de ensino superior (IES) e/ou programa de pós-graduação reconhecido.
  3. Conflito de interesses: Não possuir vínculo profissional, acadêmico ou pessoal com os autores do manuscrito, de forma a garantir a imparcialidade da avaliação.
  4. Especialidade: Ter produção científica relevante e atualizada na área de conhecimento abordada no artigo.

As indicações devem ser apresentadas no momento da submissão, constando as seguintes informações para cada parecerista sugerido:

  • Nome completo;
  • Titulação e área de atuação;
  • Instituição de vínculo;
  • Endereço de e-mail institucional;
  • ORCID (opcional, mas recomendado).

Importante: A indicação de avaliadores não garante sua seleção pela equipe editorial, sendo esta decisão de competência exclusiva da editoria da ReACT. A revista reserva-se o direito de convidar os pareceristas que considerar mais adequados ao processo de avaliação, sejam ou não os indicados pelos autores.

Atenção: O tempo entre o envio e a avaliação final dos revisores é de até 15 dias. Caso sejam solicitadas correções após a avaliação dos revisores, os autores terão até 15 dias para proceder com o ajuste do artigo e reenviá-lo para o parecer final. O tempo para publicação após o aceite final é de até 7 dias.

Preparação do manuscrito

As recomendações sobre tamanho do resumo e do texto, sobre o número de referências, figuras e tabelas para cada tipo de artigo que se deseja publicar encontram-se na Tabela I.

Categorias de artigo

Artigo original: Trabalho resultante de pesquisa cientí­fica apresentando dados primários com relação a aspectos experimentais, observacionais, ensaios clí­nicos ou estudos de caso-controle. Deve conter as sessões seguintes: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências.

Revisão: Trabalho que expõem criticamente o estado do conhecimento sobre um tema. Revisões consistem necessariamente em análise, sí­ntese, e discussão de artigos originais já publicados em revistas, preferencialmente nos 5 anos anteriores. Será dada preferência a revisões sistemáticas com ou sem metanálise e, quando não realizadas, deve-se justificar o motivo pela escolha da metodologia empregada. Serão aceitos também artigos de revisão narrativa e integrativa.

Relato de caso: Artigo que apresenta dados descritivos de um ou mais casos clí­nicos ou terapêuticos com caracterí­sticas semelhantes. A publicação de relatos de caso depende necessariamente da presença de pelo menos um dos três fatores: Condição rara de saúde, desfecho não esperado e/ou Intervenção inovadora.

 

 Tabela I – Tamanho dos textos e número de referências.

Tipo de artigo

Resumo

Texto/ Número de palavras2

Referências3

Anexos

Figuras

Tabelas4

Autores5

Original

Estruturado em até 250 Palavras

5.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 40

3

5

5

Até 6

Revisão sistemática/

Metanálise

Estruturado em até 250 Palavras

5.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 80

3

5

5

Até 8

Revisões não sistematizadas (Narrativa e Integrativa)

Não Estruturado em até 250 Palavras

5.000 - Excluindo resumo, referências, tabelas e figuras

Até 60

3

4

4

Até 6

  1. Todo o texto deve ser escrito em fonte Arial tamanho 11, com espaçamento de 1,5 sem espaço antes e após o parágrafo. Após conclusão é necessário incluir os itens: vinculação acadêmica, conflito de interesse e participação dos autores (ver exemplo no final do texto).   3. As referências seguem a norma ABNT. No texto as referências devem ser inseridas em colchetes e tamanho 11; 4. Fonte Arial tamanho 10 com espaçamento simples e texto centralizado, com espaço antes e após o parágrafo.  5. Todos os autores devem enviar o registro ORCID e o currículo Lattes. Não serão colocadas as titulações e sim somente as afiliações institucionais.

Todos os itens devem ser submetidos em formato Word, pela plataforma da ReACT com as tabelas e figuras dentro do texto, ou em anexo quando se trata de apêndices ou documentos volumosos.

As figuras devem ser enviadas em formato PNG ou JPEG com resolução de 300 dpi. Quanto as tabelas, devem ser enviadas em formato editável (Word).

Outros pontos necessários para publicação

Os autores devem utilizar os checklists e guidelines para cada desenho de estudo listado abaixo. As indicações EQUATOR Network e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) promovem melhor qualidade dos relatos científicos.

Ensaio Clínico Randomizado – CONSORT  (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/consort/)

Estudos Observacionais – STROBE  (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/strobe/)

Estudos de Acurácia Diagnóstica – STARD  (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/stard/)

Revisões Sistemáticas – PRISMA  (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/prisma/)

Estudos Qualitativos – COREQ (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/coreq/) (entrevistas e grupos focais) SRQR  (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/srqr/)

Relatos de Caso – CARE  (https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/care/)

Registro de estudos

A revista segue as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (ICMJE). Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação no registro de ensaios clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE:  Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos – REBEC (http://www.ensaiosclinicos.gov.br/).  O número de identificação deve ser declarado na sessão Métodos.

Assim como os ensaios clínicos, os estudos de revisão sistemática com ou sem Metanálise submetidos a ReACT devem apresentar um número de registro do protocolo de revisão na plataforma PROSPERO (https://www.crd.york.ac.uk/prospero/).

Organização do manuscrito

A Folha de rosto deve ser enviada em um documento separado, contendo as seguintes informações:

  • Título do trabalho em português e inglês;
  • Nome completo dos autores e filiações principais;
  • Autor correspondente, com o respectivo endereço (preferencialmente endereço profissional), telefone e e-mail;
  • E-mail, Currículo Lattes e ORCID de todos os autores
  • Número total de palavras.

Título: O título do artigo deve ter entre 5 e 15 palavras, resumindo o conteúdo do artigo (tópico, método, resultados), sem siglas, abreviaturas nem vírgulas.

Autores: Por razões de indexação, todos os manuscritos devem mencionar a titulação, instituição, currí­culo Lattes e ORCID de todos os autores. Essas informações devem estar listadas no manuscrito inicial e devem ser inseridas no cadastro dos autores do artigo (colocar o link para Lattes na casa URL).

Resumo: O resumo deve apresentar os objetivos, métodos, resultados e as principais conclusões (em inglês e português). A quantidade de palavras deve obedecer às recomendações da Tabela I. Não usar abreviaturas ou siglas no título do artigo, nos subtítulos e nos resumos.

Palavras-chave

Todo artigo submetido à ReACT deve conter, obrigatoriamente, no mínimo três (3) e no máximo cinco (5) palavras-chave, apresentadas em português e inglês.

As palavras-chave devem ser escolhidas com base nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e no Medical Subject Headings (MeSH), garantindo padronização terminológica e maior visibilidade nos mecanismos de indexação científica.

É recomendável evitar a repetição de termos já presentes no título do artigo, buscando descritores complementares que representem com precisão os principais conceitos abordados no manuscrito.

Para consultar os descritores oficiais, acesse:

  • DeCS: https://decs.bvsalud.org/
  • MeSH: https://meshb.nlm.nih.gov/search

Abreviaturas e siglas: Devem ser precedidas do nome completo quando citadas pela primeira vez no texto.

Introdução: Deve apresentar o assunto e objetivo do estudo de maneira concisa, bem fundamentado em referências atuais ou clássicas de relevância.

Material e Métodos: Deve descrever o experimento (quantidade e qualidade) e os procedimentos em detalhes suficientes que permitam a outros pesquisadores reproduzirem os resultados ou darem continuidade ao estudo. Ao relatar experimentos sobre temas humanos e animais, indicar se foram seguidas as normas do Comitê de Ética sobre Experiências Humanas da Instituição na qual a pesquisa foi realizada e se os procedimentos estão de acordo com a declaração de Helsinki e Animal Experimentation Ethics. Identificar precisamente todas as drogas e substâncias químicas usadas, incluindo os nomes genéricos, dosagens e formas de administração. Não usar nomes dos pacientes, iniciais, ou registros de hospitais. Citar referências pelo uso de procedimentos estatí­sticos.

Resultados: Apresentar os resultados em sequência lógica do texto, usando tabelas e ilustrações. Não repetir no texto todos os dados constantes das tabelas e ou ilustrações. No texto, enfatizar ou resumir somente os resultados importantes.

Discussão: Enfatizar novos e importantes aspectos do estudo. Os resultados do estudo devem ser comparados e discutidos com os de outros estudos sobre o tema, para que sejam devidamente identificadas as semelhanças e discordâncias constatadas, com suas respectivas explicações.

Conclusão: Deve ser clara e concisa, estabelecendo uma relação com os objetivos do estudo, conforme os resultados. Portanto, nas conclusões devem constar apenas respostas diretas aos objetivos do estudo baseadas em seus resultados.

Conflito de interesses: Responsabilidade de reconhecer e declarar conflitos de interesse financeiros e outros (comercial, pessoal ou polí­tico) relacionados ao tema e ao desenvolvimento do artigo apresentado para publicação. Os autores deverão declarar e podem agradecer no manuscrito todo o apoio financeiro ao trabalho, bem como outros apoios para o seu desenvolvimento. A declaração deve ser descrita na sessão correspondente do artigo e enviada através do documento Conflito de Interesses devidamente preenchido.

Financiamento: Relatar as fontes de financiamento. Informar a ausência de financiamento.

Contribuições dos autores: Os autores devem ser atribuí­dos pelo último sobrenome e iniciais abreviadas para cada item a seguir:

  • Concepção e desenho da pesquisa;
  • Obtenção de dados;
  • Análise e interpretação dos dados;
  • Análise estatí­stica;
  • Obtenção de financiamento;
  • Redação do manuscrito;
  • Revisão crí­tica do manuscrito quanto ao conteúdo intelectual importante.

Exemplo:

Concepção e desenho da pesquisa: Sacramento MS. Obtenção de dados: Petto J, Santos ACN, Sacramento MS, Jesus DS. Análise e interpretação dos dados: Sacramento MS, Petto J, Jesus DS. Análise estatí­stica: Santos ACN. Obtenção de financiamento: Petto J. Redação do manuscrito: Sacramento MS, Santos ACN, Petto J. Revisão crí­tica do manuscrito quanto ao conteúdo intelectual importante: Petto J.

Agradecimentos: Dirigidos a pessoas que tenham colaborado intelectualmente, mas cuja contribuição não justifica coautoria, ou para aquelas que tenham provido apoio material.

Referências

As referências devem incluir somente as obras essenciais para fundamentar o conteúdo do artigo. Devem ser apresentadas ao final do manuscrito, em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e alinhadas à norma ABNT NBR 6023:2018.

No corpo do texto, as citações devem ser feitas pelo sistema autor-data, indicando o sobrenome do(s) autor(es), o ano da publicação e, se necessário, a página. Exemplo: (Silva, 2020) ou (Pereira; Oliveira, 2018, p. 45).

As referências completas devem seguir a formatação conforme a norma vigente da ABNT, observando pontuação, ordem dos elementos e uso de itálico para títulos de obras.

Para orientações detalhadas, recomenda-se consultar a norma ABNT NBR 6023:2018.

Exemplo de referência no estilo ABNT:

Puri, S.; O'Brian, M. R. The hmuQ and hmuD genes from Bradyrhizobium japonicum encode heme-degrading enzymes. Journal of Bacteriology, Washington, D.C., v. 188, n. 18, p. 6476–6482, set. 2006. Disponível em: http://jb.asm.org/cgi/content/full/188/18/6476?view=long&pmid=16952937. Acesso em: 8 jan. 2007. DOI: 10.1128/JB.00737-82.

Após aceite definitivo serão solicitados:                                                   

Vinculação acadêmica: Este artigo representa (Mestrado, Parte da Tese etc.) de (nome completo do autor), orientado pelo(a) professor(a) (tí­tulo seguido do nome completo) no(a) (Nome da instituição e local).

Ausência de plágio

O rastreamento de plágio é realizado sistematicamente após submissão do artigo através da ferramenta Similarity Check (iThenticate) (https://www.crossref.org/services/similarity-check/). Os artigos que apresentam alta taxa de similaridade com material publicado em veículos com ISSN ou ISBN sem as devidas citações, serão rejeitados. O conteúdo de pesquisas oriundas de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, TCC), mesmo quando depositado em repositórios institucionais, as apresentações em congressos na forma de resumos ou posters, os artigos apresentados em sites de pré-print, não são considerados como autoplágio, desde que não foram publicados em periódicos (com ISSN) ou livros (com ISBN).

Taxas de Avaliação e Publicação

A partir de setembro de 2025, a ReACT passará a cobrar:

  • Taxa de publicação (em caso de aceite): R$ 300,00

Os pagamentos deverão ser realizados via Pix, utilizando os dados abaixo:

  • Chave Pix: [email protected]
  • Nome da instituição ou responsável: cet
  • Banco: Banco Santander
  • CNPJ: 02.565.348/0001-51

É imprescindível que o comprovante de pagamento seja anexado no sistema de submissão no momento indicado.

Tradução para o inglês

Para melhorar a visibilidade da revista e de seu artigo, a publicação prioriza a edição em inglês. Os PDFs dos artigos são publicados em português e inglês (a versão HTML é publicada em inglês). No sumário da revista e no registro no DOI, são privilegiados títulos e resumos em inglês.

Resumos dos documentos que devem ser enviados:

  • Folha de rosto como todas as informações sobre os autores;
  • Corpo do artigo em versão anônima, incluí­do resumo e referências para avaliação por pareceristas;
  • Declaração de exclusividade;
  • Carta do Comitê de Ética em Pesquisa quando necessário;
  • Declaração de conflitos de interesse;
  • Outros documentos que não estão no corpo do artigo: apêndices, questionários, protocolos etc.;
  • Autorização do proprietário dos direitos autorais no caso de uso de dados ou ilustrações publicados em outra editora (livros, artigos);
  • Comprovante do pix.

Como submeter um artigo?

A revista está em open access, mas, para submeter um artigo o autor deve ser cadastrado como "Autor" e “Leitor”. Quando feito, o autor recebe login e senha para submeter artigos e seguir online o processo de avaliação e publicação.

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Todos os documentos anexos (relatados acima), devem ser incluindo usando a caixa: "Incluir documento".

Para mais informações, entrar em contato com o editor chefe Dr. Antônio Carlos Cortez ([email protected])

Artigos originais

Polí­tica padrão de seção

 

 

Declaração de Direito Autoral

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Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0)  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

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Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

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